7 clichês usados no design

Neste artigo vamos falar sobre os ícones, shapes e símbolos que parecem ser usados muitíssimas vezes em trabalhos relacionados ao design gráfico, geralmente por causa de sua semiótica percebida.

Estes ícones / shapes / símbolos não são “bons nem ruins”, no entanto são vistos regularmente nas obras de hoje. Imagens de stock em vetor foram usadas para exemplificar cada elemento pelo bem da simplicidade.

Corações

O bom e velho coração é de longe o ícone mais utilizado no design. Famoso pelos “I (coração) NY” de Milton Glaser, o coração agora pode ser encontrado em todos os lugares. O coração, por muito tempo, tem sido usado como um símbolo de espiritualismo, emoção, moral, e no passado, centro intelectual do ser humano e é o símbolo mais reconhecido por representar o amor.

Caveira

No outro lado da escala, temos a infame caveira. A caveira é um símbolo de morte e rebelião, e parece sempre conseguir se colocar em diferentes tipos de roupas e designs relacionados à música. Você não concorda?

Asas

As asas no design são geralmente usadas para simbolizar a liberdade, pois as pessoas associam elas a anjos e pássaros. Asas também tem um valor percebido de esperança, velocidade, elevação, iluminação (no sentido espiritual), guia, proteção e inspiração. São encontradas muitas vezes em desenhos de tatuagens, e excessivamente encontradas em combinação com caveiras e brasões como pode ser visto nas imagens acima e abaixo.

Brasões

O Wikipedia define a Heráldica como a “ciência e à arte de descrever os brasões de armas ou escudos. As origens da arte heráldica estão na necessidade de distinguir participantes em combate quando seus rostos estão escondidos por capacetes de ferro ou aço”. Talvez seja por isso que brasões aparecem freqüentemente em produtos de design (especialmente tatuagens), eles distinguem um do outro…ou não?

Lâmpadas

A lâmpada é usada freqüentemente para demonstrar uma idéia, criatividade, inovação ou algo novo. Não se prenda nesses clichês – seja criativo.

Flechas

Flechas estilizadas parecem se meter em muitas obras sem uma necessidade real. No entanto, elas transmitem a idéia certa – fazem a pessoa olhar na direção na qual a flecha está apontando e dão uma sensação de movimento na imagem.

Silhuetas de cidades

Usar as silhuetas das sombras de cidades é geralmente uma técnica muito complexa, então se torna um meio inteligente e simples de dar a localização do cenário sem complicar demais o design, por isso que é usado com certo excesso.

O que eu quero dizer ao mostrar esses elementos usados em excesso, é para que as pessoas se encham de coragem para usar estes efeitos de uma maneira que caia bem ao desenho, não apenas porque estão disponíveis. Seja imaginativo e criativo, e sempre faça uma escolha educada nos seus desenhos.

Um pensamento sobre “7 clichês usados no design

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s