Pierre et Gilles: A Apoteose do Sublime

Vamos combinar que o Ano da França no Brasil foi bem irregular.  Uma das últimas exposições programadas para o evento, Pierre et Gilles: A Apoteose do Sublime, entrou em cartaz ontem no Oi Futuro.

madonnapierreetgilles

Madonna em foto de 1995

É a primeira vez que a dupla formada por Pierre Commoy, fotógrafo, e Gilles Blanchard, pintor, apresentam suas obras por estas bandas. Eles ficaram mundialmente conhecidos por explorar ícones da cultura gay, em fotos de tiragem única que depois de impressas recebem camadas de tintas, que conferem um ar a sua obra deliberadamente kitsch.

“O trabalho deles tem tudo a ver com o Rio. Esbanja sensualidade e tem uma representação multiétnica. A forma com a qual eles transformam seus modelos, criando todo um universo além da fotografia, lembra um pouco o carnaval”, avalia Marcus de Lontra, curador da exposição.

pierreetgilles

Pierre et Gilles na abertura da exposição em frente a nova versão de São Sebastião

Outra semelhança com o Rio: as obras da dupla contêm muitas referências aos santos. Uma delas, que tem como modelo o brasileiro Jaime de Oliveira, representa São Sebastião, padroeiro da cidade. Os artistas também destacam a dimensão internacional do seu trabalho:

“No Japão, alguns se identificaram com a mistura de violência e suaves das nossas telas. Na Rússia, com a referência aos ícones de santos ortodoxos. Aqui, podemos notar, além das imagens religiosas, a sensualidade, a leveza, mas também esse lado triste da saudade, que fazem parte do nosso universo”, observa Gilles Blanchard.

pierreetgilles2005

La range de vaincre (2005)

 

Depois de passear pelos principais pontos turísticos dois dias antes da inauguração, a dupla pretende agora buscar aqui no Brasil inspiração para futuras obras. “Estamos muito interessados na figura de Iemanjá e nos sincretismos afro-brasileiros”, diz Pierre Commoy.

A exposição  fica aberta para visitação pública de 10 de novembro a 17 de janeiro de 2010, no Oi Futuro da Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo,Rio de Janeiro. A entrada é franca. Informações (21) 3131-3060.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s